Perguntas Frequentes

Procedimento - Documentos Eletrônicos

Abaixo constam os procedimentos eletrônicos. Caso tenham dúvidas nos comunique via nosso chat abaixo.

CTPS Digital pelo site Gov.br

  1. Acessar o site: www.gov.br
  2. Acesse a área de serviços: Obter a Carteira de Trabalho ou ir direto para o link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho
  3. Clique em [Iniciar]
  4. Depois em [Entrar com gov.br]
  5. Na área de login coloque seu CPF e clique em [Continuar]
  6. Inclua logo em seguida sua senha
  7. Caso já tenha cadastro no site Gov.br pule para a etapa 11. Se não estiver cadastrado ainda no Portal siga o passo a passo a seguir:
  8. Após incluir seu CPF e clicar em [Continuar] vá em [Quero me cadastrar],Preencha os campos com seus dados: CPF, Nome, Telefone e e-mail
  9. Após cadastro você será direcionado a [Área do Trabalhador]
  10. Desça até o canto inferior direito da página e clique em [Imprimir Carteira]
  11. Escolha a opção [Todos os dados da carteira] e em seguida [Imprimir]
  12. Pronto sua CTPS será baixada no computador na pasta Downloads ;-)
  13. Caso ainda tenha dúvidas, assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rFmLJ3t644w

CTPS Digital pelo App

  1. Para Sistema Android - Acesse Play Store ou Iphone em App Store e busque: Carteira de Trabalho Digital
  2. Abra o aplicativo e clique em [Entrar com Gov.br]
  3. Será aberta a página do site Gov.br para login. Coloque o CPF e em seguida clique em [Continuar]
  4. Digite em seguida sua senha
  5. Caso já tenha cadastro no site Gov.br pule para a etapa 8. Se não estiver cadastrado ainda no Portal siga o passo a passo a seguir:
  6. Após incluir seu CPF e clicar em [Continuar] vá em [Quero me cadastrar],Preencha os campos com seus dados: CPF, Nome, Telefone e e-mail
  7. Com o cadastro feito você já pode acessar seu CTPS Digital.

RG Digital SP

Requisitos

  1. - Ter emitido o RG a partir do dia 14 de fevereiro de 2014
  2. - Possuir numeração do documento vermelha
  3. - Possuir QR Code, ferramenta de escaneamento para celular, no verso do RG
  4. - Estar cadastrado no Sistema Automatizado de Autenticação Biométrica (Abis) da Polícia Civil
  5. - Possuir Android 5.0 e iOs 10, ou ambos em versão superior
  6. - Câmera 5Mpx ou superior
  7. - Conexão de internet ativa

Etapas

  1. Baixe nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store: RG Digital SP
  2. Abra o aplicativo e selecione a opção [Adicionar RG], para escanear o Código QR do verso do documento em papel, seguindo os passos da tela do celular
  3. Insira o número do RG, inclusive o dígito identificador, e toque em [Solicitar]. Na sequência, aceite os termos de uso e a política de privacidade do aplicativo
  4. Toque em [Iniciar reconhecimento] para realizar a verificação biométrica. O aplicativo vai direcionar o cidadão para a 'prova de vida', feita via tecnologia de biometria facial, colhendo a imagem do rosto na tela do aparelho. Siga as instruções do aplicativo quanto à aproximação e ao distanciamento facial da câmera. É importante escolher um local com iluminação adequada para facilitar o reconhecimento
  5. Após enviar os dados da face, crie uma senha numérica de quatro dígitos e repita a sequência no campo abaixo. É possível também habilitar o leitor de impressão digital para evitar digitar a senha nos próximos acessos
  6. Toque em visualizar RG para ter acesso ao documento adicionado no celular. O documento também poderá ser acessado a partir da tela inicial, na opção [Minha carteira]

CNH pelo App

Requisitos:

  1. - CNH que possua QR Code no verso
  2. - Ter acesso ao Portal meu Gov.br - Ou se cadastrar no momento do acesso
  3. - Possuir Android 5.0 e iOs 10, ou ambos em versão superior
  4. - Conexão de internet ativa
  5. Baixe nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store: Carteira Digital de Trânsito
  6. Depois de instalar o aplicativo, você precisará fazer acesso através do Login Único do Gov BR
  7. Caso não possua cadastro no portal Gov.br siga as etapas do link a seguir: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/contaacesso.html
  8. Depois de ter realizado o login, será preciso apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás da carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo. O aplicativo vai primeiro comparar a foto com a foto do banco de dados do Detran para confirmar a identidade
  9. Logo em seguida, é necessário confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado onde sua CNH foi feita. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo vai gerar a CNH Digital

2ª Via de IRPF pelo e-CAC

Requisitos

  1. - É possível recuperar declarações enviadas até 2008
  2. - Para acesso ao portal e-CAC, sua conta gov.br deve possuir nível de confiabilidade Prata ou Ouro
  3. Acesse o site:
  4. É possível acessar com o Código de Acesso ou com a senha do Portal Gov.br

Através do Código de Acesso:

  1. - É preciso criá-lo clicando em [Saiba como gerar o Código de acesso]
  2. - Você será direcionado a página para criar o acesso, nele é preciso ter: CPF, Nascimento, Número do Recibo do IRPF atual, enviado à Receita bem como o do ano anterior
  3. - Após criar a senha, retorne à página de login incluindo o código que foi gerado e a senha
  4. - Após acesso, clique no menu lateral em [Meu Imposto de Renda]
  5. - Escolha o ano clicando em cima
  6. - Assim que abrir a página vá em [Documentos e Arquivos (Cópia da Declaração)]

Através do Gov.br pelo site do e-CAC:

  1. - Clique na opção Meu Gov.br
  2. - Coloque seu CPF e Senha
  3. - Após acesso, clique no menu lateral em [Meu Imposto de Renda]
  4. - Escolha o ano clicando em cima
  5. - Assim que abrir a página vá em [Documentos e Arquivos (Cópia da Declaração)]

Você também pode ter acesso direto pelo Portal Gov.br:

  1. - Basta acessar no www.gov.br
  2. - Na tela de login incluir seu nome, clique em [Continuar]
  3. - Coloque sua senha
  4. - Selecione [Serviços]
  5. - Em seguida [Obter cópia de declaração]
  6. - Clique em [Iniciar]
  7. - Escolha o ano clicando em cima
  8. - Assim que abrir a página vá em [Documentos e Arquivos (Cópia da Declaração)]

Para aumentar o nível da conta no Gov.br

  1. Acesse o portal www.gov.br com CPF e senha
  2. No canto superior direito clique em seu nome
  3. Logo em seguida em [Segurança da conta]
  4. Assim que abrir a página, clique em [Aumentar nível de segurança]
  5. Clique em [Autorizar]
  6. Selecione a opção [Prata]
  7. Você pode escolher aumentar o nível através do seu banco ou pelo próprio site Gov.br com a foto da sua CNH, caso você possua
  8. Caso escolha a opção Banco você será redirecionado aos site da sua instituição financeira, basta incluir conta, agência e senha do bankline
  9. Logo em seguida autorize e pronto, você acabou de aumentar seu nível para Prata.
  10. Para o nível Ouro é preciso ter Certificado Digital compatível com ICP-Brasil, Carteira de Identidade Nacional (CNI) com QR Code ou por Reconhecimento Facial na base da Justiça Eleitoral.

Registrato online

Ter acesso ao Gov.br nível prata ou ouro:

  1. Acesse o site:
  2. Clique em [Acessar Registrato]
  3. Você será direcionado ao login do Gov.br e será preciso ter acesso
  4. Caso já tenha cadastro no site Gov.br pule para a etapa 7. Se não estiver cadastrado ainda no Portal siga o passo a passo a seguir:
  5. Após incluir seu CPF e clicar em [Continuar] vá em [Quero me cadastrar]
  6. Preencha os campos com seus dados: CPF, Nome, Telefone e e-mail
  7. Coloque seu CPF e clique em [Continuar]
  8. Logo em seguida sua senha
  9. Clique em [Autorizar]
  10. Você será redirecionado a página do Banco Central
  11. Procure a opção [Empréstimos e Financiamentos]
  12. Marque a opção [Aceito os Termos]
  13. Selecione o período e clique em [+ Gerar Relatório]
  14. Você pode clicar no ícone para baixar, mas já poderá consultar [Dívidas em atraso], Vencido ou com Prejuízo